Solução de Prevenção DAVID
Protegendo a saúde dos colaboradores
Devido ao aumento da população idosa no mundo e estilos de vida pouco saudáveis, o número de colaboradores com problemas musculoesqueléticos está crescendo, tornando cada vez mais necessária a implementação de ações preventivas. A Solução de Prevenção DAVID é uma plataforma interativa que orienta e treina colaboradores de empresas de todos os portes e setores.
Fornecedores de prevenção empresarial e clínicas de reabilitação podem expandir seus negócios com unidades de prevenção remota, sem limitações de espaço e distância. O equipamento DAVID Prevention é instalado na sede da empresa cliente. São realizadas avaliações de saúde, bem como medições de mobilidade e força para os colaboradores. Em seguida, são criados programas de treinamento individualizados com base nos resultados.
Assista ao vídeo
Uma equipe excelente e engajada é essencial
As pessoas se sentem melhor e têm melhor desempenho se puderem participar do trabalho e em sociedade. Portanto, é essencial captar os sinais de que as coisas não estão indo tão bem quanto deveriam. Nada é tão incomodo quanto uma falha inesperada.
Com a Solução de Prevenção DAVID, os profissionais de saúde podem construir equipes fortes e engajadas, nas quais a saúde e a segurança estejam em primeiro plano.
Avaliações completas de saúde
Programas individualizados requerem um entendimento completo do histórico, condição presente e capacidade física dos colaboradores. O protocolo de avaliação padrão inclui um questionário validado, avaliação do histórico do paciente, perfis de dor e uma avaliação física. A avaliação fisioterapêutica avalia a postura, deficiências funcionais e limitações. Os testes baseados em dispositivos incluem força e mobilidade em todos os planos de movimento.
Os resultados são registrados em um banco de dados e um perfil corporal ilustrativo pode ser impresso, comparando os resultados do teste da pessoa com dados de referência normativos. As avaliações e testes são realizados antes, durante e após o tratamento, fornecendo relatórios completos de resultados com dados objetivos. Quando um paciente recebe um relatório gráfico com dados objetivos que mostram seu progresso, isso aumenta a motivação e o desejo mais forte de cuidar da própria saúde.
Programas de tratamento individualizado
O objetivo geral de um programa de tratamento bem-sucedido é reduzir a dor, o absenteísmo no trabalho e aumentar a qualidade de vida. Para atingir esse objetivo, a terapia ativa deve ser progressiva e compatível com a capacidade do indivíduo de se adaptar ao programa de exercícios.
O programa de exercícios pode ser facilmente organizado em torno de qualquer fluxo de trabalho diário. No seu próprio tempo ou durante o horário designado, o funcionário deixa sua estação de trabalho e vai à clínica de prevenção. Aqui, eles podem completar seu programa de exercícios individualizado com o apoio de um profissional de saúde. Uma sessão de tratamento pode levar apenas 15 minutos, mas ainda assim ter um impacto positivo na saúde da pessoa.
O tratamento é sempre baseado em uma avaliação individual. A progressão do programa segue a avaliação subjetiva do funcionário sobre a resistência sentida e os indicadores de dor. Quando a pessoa completa o exercício, o dispositivo pergunta o quão difícil ela sentiu para executá-lo. Com base nessa informação, o software ajusta automaticamente a resistência do peso para a próxima sessão de exercícios, de modo que o tratamento progrida de acordo com a capacidade da própria pessoa.
Programa de redução do absenteísmo
Atenção médica integrada para dor na coluna: Documentação científica 2006-2008.
Objetivo:
Reduzir os altos custos associados a pacientes com dor na coluna através do programa de treinamento “Terapia Funcional Integrada para Dor na Coluna”, implementado de acordo com o conceito do FPZ (Centro de Pesquisa e Prevenção/Forschungs- und Präventionszentrum).
Métodos:
Utilizando o critério “síndrome da coluna vertebral com sintomas principais”, analisaram-se 400 segurados do período 2001-2003, dos quais 94 entraram no programa de tratamento.
O grupo de intervenção realizou 24 sessões de treinamento com o David Spine Concept (com análise inicial e final).
Os resultados obtidos foram submetidos a um teste comparativo de acordo com critérios de gestão empresarial com retorno do investimento (ROI).
Resultados:
A economia média no grupo de intervenção foi de $5.544 euros. Calculada ao longo do período de 4 anos de 2000-2003, a economia foi de $1.390 euros, por paciente, por ano.
Quando divididos em critérios de custo específicos, os resultados foram mais diversificados. Entre os anos 2000-2003, os custos para a seguradora por paciente foram de $17.489,78 euros, no grupo controle, e $11.647,24 euros, no grupo de intervenção. Os custos do treinamento de coluna com proporção terapeuta/paciente de 1:1 foram de $1.247,55 euros.
Isso mostra que, ao longo do período de 4 anos para custos totais, foi alcançado um ROI de 4,7:1. Isso significa que para cada euro investido em treinamento ativo de coluna, foi possível obter um benefício de $4,70 euros, em comparação com o grupo controle.
Prevenção na empresa com trabalhadores na mina de carvão
Objetivo
Reduzir os casos de licença médica usando o programa de reabilitação ativo David Spine Concept durante um período de treinamento de 9 meses.
Métodos
Programa de treinamento de exercícios de 9 meses usando o David Spine Concept. Os participantes incluídos nas análises apresentavam dor e desconforto na região da coluna ou pescoço. A idade dos participantes variou de 20 a 64 anos (62% homens), dos quais 27% eram engenheiros e 73% realizavam trabalho braçal.
Resultados
Redução de 34,98% nos casos de licença médica nos primeiros 9 meses de 2014 em comparação com o mesmo período de 2011. Aumentou a força máxima dos músculos da coluna vertebral e a mobilidade da coluna em 94% dos pacientes. Redução significativa da dor nas costas e no pescoço em 87% dos pacientes. Todos os pacientes relataram melhora na tolerância ao exercício na produção e na vida cotidiana.
Programa de prevenção da empresa – Fábrica da Mercedes-Benz
Objective
Objetivo:
Em 2009, surgiu a necessidade de proteger os trabalhadores contra problemas na coluna devido a:
- Dor lombar sendo a principal causa de afastamento e consumo de recursos na empresa.
- 70% dos trabalhadores apresentavam episódios de dor na coluna durante o trabalho.
- Dor na coluna sendo a causa mais comum de incapacidade crônica para o trabalho.
- O trabalho estar associado a linhas de montagem.
- 85% das lesões terem origem em má ergonomia.
- Aumento da idade dos trabalhadores.
Métodos:
Programa de reabilitação:
- Treinamento interno (durante o horário de trabalho).
- Programas individualizados para cada trabalhador (com progressão).
- Teste inicial + 16 sessões (1 por semana) + Teste final.
- Dispositivos de flexão e extensão (110 + 130).
- 10-15 minutos/sessão.
Resultados:
Absenteísmo no trabalho:
- Afastamentos, por problemas na coluna, reduzido em 78%.
- Número de funcionários afastados por problemas na coluna, reduzido em 70%.
- Consultas médicas, por problemas na coluna, reduzida em 29%.
Percepção dos trabalhadores:
- 91% dos trabalhadores consideraram o programa eficaz contra a dor na coluna.
- 95% dos trabalhadores gostariam de continuar participando do programa.
- 87% dos trabalhadores recomendariam o programa aos seus colegas.
”No ambiente econômico atual, as empresas de todos os setores precisam garantir que sua produtividade esteja em um nível ideal para lidar com as questões relacionadas à saúde do trabalhador em geral, em particular, da saúde da coluna.”
”
Referências:
Programas de Prevenção DAVID promovem a saúde do trabalhador em diversos setores, incluindo o automotivo, manufatura e associações militares. Confira nossas referências para mais informações.