Evidência Científica
Terapia por Exercícios Assistida por Dispositivos
Nossos princípios se baseiam em fatos e descobertas científicas. Isso se aplica tanto à biomecânica no design dos dispositivos quanto aos princípios de treinamento. Realizamos diversos estudos de validação e resultados ao longo dos últimos 25 anos. Estas páginas fornecem estudos relacionados à biomecânica, resultados médicos e resultados econômicos. A maioria dos estudos são publicações independentes realizadas com dispositivos David. Também incluímos análises internas para destacar os resultados clínicos. A seção de estudos de apoio fornece justificativa para a terapia por exercício, baseada em evidências.
Um apelo pela Terapia por Exercício para as cinco dores musculoesqueléticas mais comuns (dor na coluna, pescoço, ombro, joelho e dor em múltiplas articulações)
Opções eficazes de tratamento para dor musculoesquelética na atenção primária: uma visão sistemática das evidências atuais.
Objetivo
Identificar as melhores evidências atuais sobre opções de tratamento para as cinco apresentações mais comuns de dor musculoesquelética (dor na coluna, pescoço, ombro, joelho e dor em múltiplas articulações) na atenção primária.
Métodos
Revisão sistemática da literatura, incluindo estudos (n=146)
Avaliação de qualidade realizada usando AMSTAR
Força da evidência avaliada usando uma abordagem GRADE modificada
Resultado
As evidências mostram que os pacientes de atenção primária com problemas de dor musculoesquelética podem ser manejados de forma eficaz com tratamentos não farmacológicos, como terapia por exercícios, aconselhamento de auto-cuidado e intervenções psicossociais. Para o alívio da dor a curto prazo, as injeções de corticosteroide (para dor no joelho e ombro) podem ser opções de tratamento eficazes e podem ser usadas em conjunto com tratamentos não farmacológicos.
Babatunde O, Jordan J, Van der Windt D, Hill J, Foster N, Protheroe J. Effective treatment options for musculoskeletal pain in primary care: A systematic overview of current evidence. PLOS ONE 2017;12(6):e0178621.
Se o exercício é remédio, por que não sabemos a dose?
Se o exercício é remédio, por que não sabemos a dose? Uma visão geral das revisões sistemáticas que avaliam a qualidade dos relatórios de intervenções por exercício na saúde e na doença
Objetivo
Determinar a efetividade das intervenções por exercício quando relatadas em ensaios de saúde e doença.
Métodos
Foram incluídas revisões de qualquer condição de saúde se avaliassem, principalmente a qualidade do relato de intervenção de exercício, usando o Modelo de Relatório de Exercício de Consenso (CERT) ou o Modelo para Descrição e Replicação de Intervenção (TIDieR). A qualidade da revisão foi avaliada usando uma versão modificada da Ferramenta de Medição para Avaliar Revisões Sistemáticas (AMSTAR).
Resultado
As intervenções por exercício são mal relatadas em uma variedade de condições de saúde. Se o exercício é medicina, então como ele é prescrito e administrado não está claro, potencialmente limitando sua tradução da pesquisa para a prática.
Hansford H.J, Wewege M.A, Cashin A.G, Hagstrom A.D, Clifford B.K, McAuley J.H, Jones M.D. If exercise is medicine, why don’t we know the dose? An overview of systematic reviews assessing reporting quality of exercise interventions in health and disease. British Journal of Sports Medicine, 2022.
Opções eficazes de tratamento para dor musculoesquelética na atenção primária: uma visão geral sistemática das evidências atuais
Objetivo
Identificar as melhores evidências atuais sobre opções de tratamento para as cinco apresentações mais comuns de dor musculoesquelética (dor na coluna, pescoço, ombro, joelho e dor em múltiplas articulações) na atenção primária.
Métodos
Revisão sistemática da literatura, incluindo estudos (n=146)
Avaliação da qualidade realizada usando AMSTAR
Força da evidência avaliada usando uma abordagem GRADE modificada
Resultado
A melhor evidência disponível mostra que pacientes com problemas de dor musculoesquelética na atenção primária podem ser gerenciados efetivamente com tratamentos não farmacológicos, como terapia baseada em exercícios, aconselhamento de auto cuidado e intervenções psicossociais. Para o alívio da dor a curto prazo, as injeções de corticosteroide (para dor no joelho e ombro) podem ser opções de tratamento eficazes e podem ser usadas em conjunto com tratamentos não farmacológicos.